Quando Deus nos tira a "delícia dos nossos olhos"

09/12/2011 17:07

 

(Texto base: Ezequiel 24: 15 ao 27)

 

Quantas vezes perdemos coisas, pessoas, momentos prazerosos na vida, por conta da vontade onisciente de Deus? Justamente aquilo que mais amávamos e queríamos, gerando dor e sofrimento. O que nós não entendemos é o propósito principal de cada situação, o porquê e pra quê de tudo aquilo ter acontecido. E através de nossas indagações e indignações, começamos a ‘’culpar’’ Deus pelo não acontecimento dos fatos como queríamos, ou seja, conforme a NOSSA VONTADE.

 

Vers 15 ‘’Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

         16 Filho do homem, eis que, às súbitas, tirarei a delícia dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas.’’

 

O profeta Ezequiel, no capítulo 24, poderia ter reagido assim, indagando a Deus, se indignando, não aceitando a terrível situação pela qual Deus o permitiu passar; ou seja, a morte de sua amada esposa.  A Bíblia diz que ela era considerada por ele como a ‘’delícia dos seus olhos’’, conjecturando, assim, o tamanho do amor que ele sentia por ela. Se Deus disse que a mulher de Ezequiel era a delícia ou o desejo dos olhos dele, é porque havia um sentimento muito forte e bonito no ÍNTIMO do profeta. Foi o próprio Deus quem chamou assim! Ele conhece tudo, inclusive o coração. Imagine só, para uma mulher, ser reconhecida dessa forma por um homem? Como ela deve ter sido amada! A história mostra que sua esposa morreu às súbitas, repentinamente. Mas Deus havia lhe revelado antes, havia lhe dado a palavra. Quando Deus quer realizar algo em nossas vidas, Ele nos prepara de antemão.  Ezequiel foi preparado por Deus para enfrentar a difícil situação. E essa preparação pode acontecer de 2 formas: Pela revelação da palavra de Deus ou imperceptivelmente nas situações da vida; ou seja, Ele nos tratando de alguma forma.

 

Somos envoltos na vida por vários tipos de ‘’delícias’’ ou ‘’prazeres’’ (como está escrito em algumas traduções). Pode ser o nosso carro, o nosso emprego, filho, filha, marido, esposa, casa, pais, irmãos, amigos, etc. Eu não sei. Mas Deus SABE O QUE PEDE. No antigo testamento Deus provou várias vezes a fé de Seus profetas, dando-lhes ordens aparentemente absurdas. No caso de Abraão, por exemplo, Deus mandou que ele sacrificasse Isaque, o filho da promessa. Abraão se dispôs a obedecer, e na hora “H” Deus salvou Isaque de ser imolado. A fé de Abraão foi provada sem derramamento de sangue!

 

Vers 17 ‘’Geme em silêncio, não faças lamentação pelos mortos, prende o teu turbante, mete as tuas sandálias nos pés, não cubras os bigodes e não comas o pão que te mandam.

         18 Falei ao povo pela manhã, e, à tarde, morreu minha mulher; na manhã seguinte, fiz segundo me havia sido mandado.’’

 

Mas o mais interessante dessa história e que devemos nos atentar é a obediência de Ezequiel às instruções de Deus quanto àquele terrível momento em que passava. Diante de toda a DOR que sentia, ele foi direcionado a sofrer CALADO. Foi praticamente proibido por Deus de velar a sua própria esposa! E podemos nos perguntar: Por que Deus teria dado essa direção ‘’maluca’’ a ele? É aí que entra Sua soberania e vontade: Deus queria provar o caráter de Ezequiel e fazer com que essa morte e a reação do profeta diante dela servissem de testemunho para o povo de Israel. Os israelitas estavam imersos em pecados, idolatrias e corrupções, e Deus queria ‘’avisá-los’’ sobre o que aconteceria ao Templo de Jerusalém, à própria cidade e a seus parentes.

 

Aí você pode se perguntar: Mas Deus usaria a dor, a tragédia da vida de uma pessoa para alertar um povo obstinado? A resposta é SIM! A Bíblia diz, em Romanos 8:28,  que  ‘’Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.’’ Portanto, Deus vai sempre permitir acontecimentos ruins para provar e mostrar Sua fidelidade. Você acha que Ele abandonou Ezequiel justo no pior momento de sua vida? Claro que não! Ele estava ali, sustentando-o, fortalecendo-o, e o principal, USANDO-O! São nos piores momentos de nossas vidas que Ele nos dá as maiores revelações, as melhores palavras.

 

OBS.: Significado do nome Ezequiel: ‘’Deus fortalece’’.

 

*Profeta não tem história, tem TESTEMUNHO.*

 

Vamos entender algumas ordens dadas a Ezequiel, por Deus:

 

1.       ‘’Geme em silêncio’’ – Deus estava provando sua obediência e ao mesmo tempo dizendo: ‘’Fique firme, agüente, pois Eu estou te sustentando.’’

 

2.       ‘’Não faças lamentação pelos mortos’’ – Deus queria que ele não lamentasse o passado.

 

3.       ‘’Prende o teu turbante’’ – Turbante fala de demonstração pública do seu estado de humor. O turbante é um pano de 45 metros de comprimento, muito usado no Oriente Médio pelos mulçumanos. Suas inúmeras formas de amarrar representam uma espécie de linguagem popular; podendo indicar uma posição social, uma tribo a que pertence a pessoa ou até mesmo o seu estado de humor. Deus queria que Ezequiel mantivesse discrição diante das pessoas e não expusesse seus sentimentos; ou seja, guardasse seu coração.

 

4.       ‘’Mete as tuas sandálias nos pés’’ – Sandália fala de calçar o evangelho da paz. O profeta deveria continuar a sua caminhada espiritual.

 

5.       ‘’Não cubras os bigodes’’ – Bigode fala de importância social. Ezequiel era um profeta e Deus queria que ele fosse respeitado pelo povo. Historicamente, o bigode é um traço facial que tende a identificar diferentes culturas. Sua utilização demonstrava, nos séculos XIX e XX, ostentação sócio-econômica e tinha uso obrigatório entre os homens de grande importância destas épocas.

 

6.       ‘’Não comas o pão que te mandam’’ – Pão é um alimento espiritual. E Deus ordena a Ezequiel não comer o ‘’pão’’ oferecido pelo povo, que era fruto de indagação e indignação. 

 

Vers  19 ‘’Então, me disse o povo: Não nos farás saber o que significam estas coisas que estás fazendo?

         20 E eu lhes disse: Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

         21 Dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu profanarei o meu santuário, a glória da vossa força, o desejo dos vossos olhos, e o anelo das vossas almas; e vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, cairão à espada.

        22 E fareis como eu fiz; não cobrireis os bigodes, nem comereis o pão que vos mandam.

        23 E tereis nas cabeças os vossos turbantes, e os vossos sapatos nos pés; não lamentareis, nem chorareis, mas definhar-vos-eis nas vossas maldades, e gemereis uns com os outros.

        24 Assim vos servirá Ezequiel de sinal; conforme tudo quanto ele fez, fareis; quando isso suceder, sabereis que eu sou o Senhor DEUS.’’

 

O procedimento de luto público era comum naquela época, por isso eles lhe indagaram, consideraram sua atitude impiedosa, mas Ezequiel explicou que sua mulher representava o Templo, “a delícia dos olhos” deles, o qual seria profanado, isto é, destruído pelos caldeus, e seus parentes também seriam mortos. E da mesma maneira como ele não chorou em público pela esposa, eles também não deveriam lamentar publicamente a destruição do Templo. Antes, deviam chorar pelos seus pecados. Muitas vezes passamos por aflições, dificuldades, seja em que área for, com o propósito de servirmos como testemunhos vivos diante de Deus e dos homens, de sermos provados em nosso caráter e amor a Ele, de aprendermos a obedecê-lo. A onisciência de Deus é inalcansável. A Bíblia diz, em Isaías 55:9, que ‘’os Seus pensamentos e os Seus caminhos são mais altos que os nossos.’’ Quando Deus nos dá uma direção, devemos obedecê-la instantaneamente. O profeta demonstrou claramente essa atitude. Ele teve que renunciar a toda dor que sentia sem se preocupar com o que pensariam ou falariam de sua situação. Muitas pessoas, em determinados momentos, vão te perguntar por que você não reagiu de tal forma, por que você não falou isso, não falou aquilo, por que Deus permitiu você passar por isso?, Por que você, que é tão fiel a Deus, perdeu sua esposa assim? Mas, mantenha a sua postura de obediência à ordem de Deus, porque ela lhe renderá, no futuro, frutos muito gratificantes!

 

*O tempo é o melhor solucionador de conflitos.*

 

Vers 25 ‘’Filho do homem, não sucederá que, no dia em que eu lhes tirar o objeto do seu orgulho, o seu júbilo, a sua glória, a delícia dos seus olhos e o anelo de sua alma e a seus filhos e suas filhas,

         26 nesse dia, virá ter contigo algum que escapar, para te dar a notícia pessoalmente?

        27 Nesse dia, abrir-se-á a tua boca para com aquele que escapar; falarás e já não ficarás mudo. Assim, lhes servirás de sinal, e saberão que eu sou o SENHOR.’’

 

Se Deus manda você calar em determinados momentos, cale-se. Existem sempre situações específicas que Ele vai te usar para ajudar alguém com o mesmo problema, com a mesma dor, para confrontar ou profetizar sobre a vida dessa pessoa. Assim como aconteceu com Ezequiel, nós seremos o SINAL da onisciência, onipotência e fidelidade de Deus. Na hora certa Ele te ordenará a abrir a boca!