TODO APRENDIZADO REQUER TREINAMENTO
(Textos base: 1 e 2 Timóteo)
INTRODUÇÃO
Você já parou pra pensar nas pessoas que Deus colocou em sua vida com o objetivo de treiná-lo, seja em que área for? Com o simples objetivo de extrair o seu potencial, o seu melhor? Temos o péssimo hábito de achar que essas pessoas estão se intrometendo em nossas vidas, quando na verdade, elas foram ‘’escaladas’’ por Deus para nos tratar, nos abençoar, nos incentivar e nos confrontar.
Nós somos cobrados em diferentes tipos de ambientes; na faculdade, na escola, no trabalho, no casamento, etc. Até mesmo na igreja temos responsabilidades que precisam ser cumpridas com excelência. Nada foge a esta regra!
PALAVRA
Talvez o seu ambiente de trabalho ande monótono, confuso e desordenado. Estes podem ser os sinais de que você não esteja ouvindo e obedecendo a pequenas instruções. Preste a atenção no que o seu chefe diz, ouça-o com humildade para que seu trabalho passe a ser mais produtivo e proveitoso. Procure reconhecer que ele possui muito mais experiência que você.
Existem 5 importantes passos para um treinamento eficaz no exercício da liderança: Saber ouvir a instrução e se submeter, reconhecer suas fraquezas e limitações, e ser autêntico. Um bom líder precisa treinar estas características. Todo ambiente, principalmente o profissional, nos cobra esse tipo de exercício e a maneira como nos portamos é que ditará o nosso sucesso ou fracasso.
Assim aconteceu com o jovem Timóteo. O apóstolo Paulo era seu mentor, seu treinador; o incentivava ao ministério, a servir na casa de Deus, à pregação da Palavra. Timóteo foi um jovem que soube receber as instruções de seu mentor, se submeteu sem questionar, aceitou o treinamento e se portou como um aprendiz.
Saber ouvir, receber a instrução e se submeter
Os jovens de hoje estão trocando o importante pelo urgente. Estão desperdiçando oportunidades vindas do Senhor para as suas vidas e dando ouvidos às críticas destrutivas, às fofocas e às palavras liberadas nos ‘’corredores’’ da vida.
Timóteo poderia não ter obedecido às palavras de incentivo e treinamento do apóstolo Paulo. Poderia ter simplesmente ignorado suas instruções. Mas ele sabia o que era importante. Ele sabia ouvir.
*NÃO PERCA TEMPO COM COISAS SEM NENHUMA IMPORTÂNCIA*
‘’E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam,pois alguns, professando-o, se desviaram da fé.’’ (1 Timóteo 6:20 e 21)
Paulo sabia que Timóteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista. Ele não ordenava que Timóteo se apoiasse na sua "experiência" e nem que ele estudasse teologia para aprender a pregar. Paulo apenas o advertia sobre o treinamento. A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo o havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro doutrinário.
‘’Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.’’ (1 Timóteo 1:3 e 4)
A ênfase de Paulo nestas duas cartas está sempre voltada à palavra de Deus. Tudo o que Timóteo precisava, tanto para corrigir erros doutrinários como para ficar firme no meio da tribulação, ele poderia achar na palavra do Senhor. Por esse motivo, Paulo exorta a Timóteo:
‘’Ordena e ensina estas coisas. Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.’’ (1 Timóteo 4:11 ao 13)
‘’Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.’’ (1 Timóteo 4:15)
‘’Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.’’ (2 Timóteo 2:15)
Nós, jovens, temos a tendência de não aceitar as normas vigentes do local onde estamos, onde trabalhamos; até mesmo em nossa própria igreja, quando não aceitamos a palavra e a direção de nossos pastores ou líderes. Somos soldados de Cristo, em plena batalha pela vida, lutando e almejando crescer, subir para lugares mais altos, níveis mais elevados. Precisamos aprender a nos submeter. Submissão é treinamento de Deus!
Todo atleta compete de acordo com as normas do esporte para ganhar o tão desejado prêmio. Se você quer uma vaga no vestibular mais concorrido do país ou quer passar no concurso dos seus sonhos, submeta-se às regras, ESTUDE. Abra mão daquilo que parece ser urgente, no momento, para fazer o que é IMPORTANTE. Suas recompensas só virão mediante um grande esforço.
‘’Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.’’ (2 Timóteo 2:4 e 6)
Muitos não obedecem à direção de seu chefe, autoridade no seu ambiente de trabalho. Ignoram um simples comando talvez por orgulho ou pretensão. Esquecem que foi Deus quem os colocou em suas vidas para treiná-los! Se ele lhe orientou a fazer um curso de especialização, faça. Se lhe pediu para cobrir horas-extras, cubra. Se lhe sugeriu uma viagem a trabalho, vá. Não perca as instruções, OBEDEÇA. A obediência nos abre portas de respeito, confiança e credibilidade.
Paulo elogiava Timóteo por sua firmeza e lealdade para com o ministério, a verdade da palavra, pela sua obediência às suas direções. O tratava como um filho, demonstrando grande respeito, amor e confiança.
‘’Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança’’ (2 Timóteo 3:10)
‘’Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.’’ (2 Timóteo 3:14 ao 17)
Reconhecer suas fraquezas e limitações
O treinamento, seja ele em qualquer área de nossas vidas, é importante. É através dele que aperfeiçoamos nossos dons e habilidades. Não existe aprendizado sem treinamento. Você pode até achar que já tem determinada experiência em alguma área, mas se não houver uma constante reciclagem, você perderá sua capacidade autocrítica e achará que é perfeito em tudo o que faz.
Estamos falando aqui de treinamento equilibrado e não, de perfeccionismo exagerado. Existe grande diferença entre eles. O ser humano é imperfeito por natureza. Deus nos fez assim. O que nos torna eficientes é o poder d’Ele operando em nós.
Conhecer-se a si mesmo significa saber sobre a natureza básica, a potencialidade de sua força e o limite de sua fraqueza. Esta não é uma tarefa fácil, já que a autodecepção impede o discernimento. O orgulho e a independência podem bloquear a autoconsciência. O próprio Deus deve nos dar a consciência de que precisamos.
‘’Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.’’ (Jeremias 17: 9 e 10)
Somente Ele pode mostrar claramente onde mudanças são necessárias e produzir essa mudança na natureza humana básica.
‘’Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.’’ (Sl 139: 23 e 24)
Ser autêntico
Timóteo sabia que tudo contribuía para o crescimento de seu ministério. Não encarava as palavras de Paulo como críticas ou perseguições. Reconhecia a importância de suas cobranças. Sabia se portar como um aprendiz.
*Aprendiz é todo aquele que ouve, recebe a instrução e que se porta de maneira submissa e obediente diante dos desafios. Está sempre disposto a APRENDER.*
Toda pessoa com um espírito aprendiz é autêntica. Ela não precisa de grandes esforços para agradar a ninguém, pois sabe como se portar, sabe quem ela é. Não faz rodeios nem usa máscaras. Está sempre de prontidão para colocar em prática a instrução que recebeu, sem questionar, sem criticar. Sabe que ainda não aprendeu tudo mas que pode, através da ajuda de alguém, crescer e alcançar níveis maiores.
Não perca a sua autenticidade mediante os desafios na sua vida profissional. Não tente parecer ser aquilo que você não é. Todos nós lutamos com o nosso senso de valor, mas temos que entender que somos completos em Deus, independente de nossas imperfeições. Entenda que é o Senhor quem te capacita. É Ele quem vai te habilitar para cumprir e exercer aquilo que lhe foi designado. O Espírito Santo lhe dará a porção certa para interagir com o dom que você já tem. Paulo conscientizava Timóteo sobre isso:
‘’Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.’’ (2 Timóteo 1:7)
Precisamos nos esforçar, através de constante treinamento, para sabermos como lidar, nas horas certas, com as diversas situações da vida; com suas admissões e demissões. Tudo o que nos acontece é permissão de Deus, para nos moldar, para nos treinar conforme à Sua vontade. Em tudo é o Senhor quem nos fortalece, nos ajuda, nos direciona.